Páginas

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Tioglico... o quê???

   Olá Lelêzinhas (os) como estão? Espero que estejam bem também... Começo o post de hoje com uma perguntinha: Já ouviu falar em TIOGLICOLATO? Tioglico o quê?

   Ti - o - gli-  co - la - to!!! Ouvi esse palavra pela primeira vez no "INFLUBEAUTY" e desde então não parei de me perguntar o que é e pra que serve. Mas mesmo com a pulga atrás da orelha, só fui pesquisar mesmo quando comecei a elaborar o #eitah_teste da Alisena (veja o post  👉👉👉aqui), quanto mais eu pesquisava sobre a Alisena, mais esse tioglicolato aparecia, e assim nasceu esse post...


   Da família dos TIOGLICÓLICOS, o tioglicolato está entre os queridinhos quando o assunto é versatilidade, justamente por que o seu efeito liso é reversível. Os mais famosos desta família são: o tioglicolato de amônio e o de monoetalonamina, ambos com PH ácido (9,0 a 9,5 segundo a Anvisa).

   O tioglicolato de amônio é um componente químico que surgiu no início da decada de 1980, inicialmente usado com bigoudis para encaracolar os cabelos lisos. Naquela época a "bola da vez" era ter os cabelos volumosos como o da Madonna, então as "lisas" aderiram ao tioglicolato para dar volume ao fios. Mas no final destas mesma década surgiram as técnicas de alisamento na qual o componente se adequou muito bem.


   De lá pra cá, o tioglicolato passou a ser usado em alguns procedimentos capilares como o alisamento, o relaxamento e até o permanente. O tioglicolato age penetrando profundamente na fibra capilar deixando - a flexível a ponto de ser alisada  (ou enrolada, dependendo do procedimento adotado).

   Algumas pessoas confundem o tioglicolato com a guanidina, mas atenção: apesar de alisarem, ambos os componentes químicos são totalmente diferentes e incompatíveis (O contato das duas químicas pode causar queda por quebra do fio). O tioglicolato é indicado para permanente, relaxamento ou alisamento em cabelos cacheados, enquanto a guanidina é indicada para cabelos crespos e/ou muito crespos.


   Algumas marcas ainda utilizam o tioglicolato em seus produtos e outras preferiram revolucionar o mercado e produzir produtos sem a adição deste componente.

   É isso pessoal, espero ter conseguido esclarecer na cabecinha de vocês o que é o tal do tioglicolato!

   Até o próximo post!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário