Olá meninas (e meninos) como estão? Eu estou bem e espero que vocês também... Andei lendo alguns artigos essa semana e resolvi dividir com vocês um assunto muito sério que quase nunca é abordado por aí: "OS CUIDADOS COM A HIGIENE DA REGIÃO ÍNTIMA FEMININA".
Por mais incrível que possa parecer, falar higiene pessoal (inclui higiene íntima) é quase que um "tabu", é como se todo ser humano fosse obrigado a saber tudo sobre o assunto e pronto! Claro que higiene é um hábito que aprendemos quando criança e deveria ser uma prática comum e automática... mas, but, porém, entretanto, sabemos que não é bem assim que acontece não é?! Nem todo mundo depois que cresce, cuida do cabelo, das roupas, dos dentes e cá pra nós, sempre que vejo uma pessoa suja, mal cheirosa e desleixada fico tentando imaginar (ou não imaginar) qual é o cuidado que ela tem com a região intima...
Mas, deixando a imaginação um pouco de lado (risos), sinceramente não me lembro qual foi a última vez que ouvi falar sobre a importância da higiene íntima, e olha que visitei minha Ginecologista a cada seis meses nos últimos sete anos... Não é fácil ser mulher viu rapazes!!! Temos mais coisas entrando e saindo em nós do que uma estação de trem (gargalhadas ha ha ha) é relação sexual, é ultrassom transvaginal, papanicolau, é menstruação, é absorvente, é gravidez, exame de toque, é parto... acreditem meninos, a lista é infinita!!!
Créditos da foto: aqui |
Bom, mas voltando aos cuidados com a REGIÃO ÍNTIMA FEMININA, a vagina possui uma flora natural com equilíbrio próprio e um "mecanismo autolimpante". A pele da vulva possui uma camada de gordura protetora que a mantém a protegida e saudável. Em um dos artigos que li, a ginecologista explicou que ao lavar o local, não se deve esfregar demais, alertou também para o uso excessivo de sabonetes (íntimos ou não) e a frequência das lavagens. Em resumo, algumas dicas bem simples de como cuidar da região intima feminina são:
1 - Lavagem:
* Água e sabonete neutro (líquido ou em barra) são suficientes para a higiene da região íntima;
* Não esfregar exageradamente, a fricção pode remover a gordura da pele e deixar o local mais vulnerável a infecções.
2 - Se optar por sabonete íntimo:
* Prefira os produtos com PH mais ácido (entre 4,5 a 5,5) que é o mais próximo do PH da pele vulvar;
* Usar apenas uma vez por dia;
* Não deixar que a higienização do local exceda a três minutos.
3 - No período menstrual:
* Trocar o absorvente pelo menos uma vez durante o turno;
* Manter a região limpa para evitar a proliferação de fungos e bactérias.
4 - Na relação sexual:
* Fazer xixi antes e depois da prática, isso ajuda a diminuir infecções e até cistite.
Tão importante quanto lavar as mãos antes das refeições, os cuidados com a higiene da região íntima é fundamental para manter a saúde do nosso organismo, já que a parte íntima feminina é um caminho direto para dentro do nosso corpo! É isso gente, espero ter contribuído para o conhecimento de vocês sobre o assunto. Ah, eu particularmente gosto muito de sabonete íntimo, para ver qual estou usando atualmente, clique aqui.
Beijos e até o próximo post!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário