Olá pessoal!!!
Hoje vim dividir com vocês alguns hábitos que eu tinha e que faziam muito mal ao meu cabelo. Mas antes quero deixar claro que essa é uma experiência minha com meu próprio cabelo e quero compartilhar com vocês para que não cometam os mesmos erro que eu cometi...
Se você é como eu que costuma cuidar do cabelo direitinho, até faz o cronograma capilar, mas ainda assim não consegue se livrar do cabelo ressecado e danificado, e fica se perguntando o que está fazendo de errado, veja alguns hábitos que danificaram meu cabelo (sem eu perceber) e descubra qual deles separa você do cabelo dos seus sonhos:
1 - Lavar (e hidratar) os cabelos com pressa - "A pressa é inimiga da perfeição" pode acreditar!!! Quando estamos com pressa, a tendência é fazermos as coisas mais rápido do que de costume e isso faz com que os produtos não sejam removidos adequadamente.
#Dica: está com presa? Vá de coque!!!;
2 - Unhas compridas - Esse hábito danificou e muito o meu cabelo e eu nem percebi, parece bobagem, mas nós cacheadas sabemos que "enluvar" e "fitagem" são a chave para uma hidratação e finalização perfeitas (pois o calor produzido pelo atrito das mãos no cabelo faz com que a hidratação penetre e permaneça dentro dos fios por mais tempo), porém, se unhas estiverem compridas, o efeito é totalmente contrário!!!
#Dica: Use luvas;
3 - Usar os produtos na ordem incorreta - Todos os produtos vem com o famoso "modo de usar" no rótulo, já percebi que alguns indicam usar: 1º Shampoo, 2º Condicionador e 3º Máscara enquanto outros indicam: 1º Shampoo, 2º Máscara e 3º Condicionador. Eu particularmente prefiro a segunda sugestão, pra mim faz mais sentido usar o shampoo (que vai abrir as cutículas do fio e eliminar todo e qualquer resíduo, deixando o cabelo limpo), em seguida a máscara hidratante (que vai penetrar fio a dentro hidratar e/ou reconstruir) e por último o condicionador (que vai selar as cutículas e manter a hidratação dentro do fio). Faz ou não sentido pra você?!
4 - Usar produtos que inadequados para seu tipo de cabelo - Antes de ir às compras, saiba exatamente qual é a necessidade do seu cabelo para então poder suprí - la. Se preferir, leia o post
"Aprenda a identificar o estado do seu cabelo", ele pode te ajudar muito. Quanto mais você conhece o seu cabelo, melhor é a escolha dos produtos.
#Dica: Não adianta seu cabelo precisar de reconstrução e você comprar produtos para nutrição!!!
5 - Usar secador no modo "quente" e muito próximo dos fios - A temperatura quente do secador danifica os fios, o jato quente faz a umidade natural do fio evaporar, causando o ressecamento do cabelo.
#Dica: Use o secador à 4 cm de distância dos fios na temperatura morna e para finalizar dê um jato de ar frio para fechar as cutículas e dar brilho ao cabelo;
6 - Não usar óleo finalizador - o óleo finalizador é um dos segredos do meu cabelo. É o "Grand finale" da minha produção, sem ele meu cabelo ainda fica seco e sem brilho mesmo depois da hidratação (nos cabelos cacheados, a gordura natural que o couro cabeludo produz não consegue chegar até a ponta dos fios).
#Dica: não vá lambuzando o cabelo com qualquer óleo não, use um finalizador de qualidade e seu cabelo ficará perfeito, hidratado e com brilho;
7 - Não abuse da gelatina - Algumas cacheadas tem o hábito de finalizar o cabelo com o leave in de gelatina (para ver minha receita
clique aqui), mas como já expliquei no post
"reconstrução capilar caseira", a gelatina é ótima, possui colágeno que tem ação reconstrutora, mas que em excesso pode ter efeito contrário... então se você é viciada (o) na gelatina, é melhor dar um tempinho para o seu cabelo respirar.
#Dica: use o leave in de gelatina no apenas 1 vez por semana.
Pois é pessoal, viram quanta coisa agente faz sem se dar conta dos danos??? Sempre preferi aprender com o erro dos outros, mas infelizmente foi a minha vez, eu cometi todos esses erros, e tive que aprender com eles. Tudo isso aconteceu comigo e a solução foi seguir à risca todas as etapas do cronograma capilar com os produtos adequados para cada uma delas. Assim meu cabelo foi ficando saudável, definido e bonito.
E você prefere aprender com os seus erros ou com os erros dos outros??? Espero que tenham gostado, beijos até mais...