Nossa pele é um órgão que contribui na produção de vitamina D e assim atua na defesa imunitária e tem função sensorial, daí a importância de cuidados especiais desde a adolescência, quando acontecem a tal alteração hormonal. E por onde começar? Comece com uma visita ao seu dermatologista, assim é possível identificar o tipo de pele e qual o melhor tratamento para prevenir o surgimento de acne e seborréia por exemplo.
Confesso que eu nunca liguei muito para os cuidados que devemos ter com a pele, e agora, em pleno ano de 2.7 (isso mesmo 27 aninhos), descubro que aos 20 anos nossa pele atinge a maturidade e é nessa idade que precisamos ter uma vida disciplinada para preservar ao máximo esta vitalidade (eitah Lelê, estou só 7 anos atrasada rs).
Aos 30 anos - é quando a pele começa a enfraquecer e é aí que surgem as linhas de expressão.
Aos 40 anos - é quando os hormônios voltam a se alterar e é nessa idade que o organismo reduz a produção de colágeno e elastina.
Dos 50 aos 60 anos - é quando passamos pela menopausa e é nessa idade que precisamos de alimentos nutritivos e o uso de cremes com vitaminas C e E ajudam muito.
E após os 60 anos - é quando precisamos manter a elasticidade e a firmeza da pele.
Foto: madamescarpin.blogspot |
Além de todos esses cuidados, precisamos cuidar também do nosso emocional, acreditem, reações emocionais bruscas podem causar: queda de cabelo, herpes, virtiligo, e etc.
Pesquisas comprovam que cerca de 40% dos problemas de pele, cabelo e unhas tem relação com o estado emocional. Nosso sistema nervoso reage à depressão, estresse, tristeza e outros sentimentos, produzindo substâncias químicas que resultam em reações no nosso organismo.
Quanta informação não é?! Se você está tão surpresa quanto eu, vai ficar feliz em saber que existe um "Oásis da Juventude", boa notícia né?! Esse oásis é aqui pertinho, fica logo ali no Vale do rio Hunza na fronteira da Índia com o Paquistão kkk... por lá vive - se cerca de 120 anos e mulheres de 40 anos de idade têm aparência de adolescentes... Bora pra lá gente??? Kkk...
Bom, mas enquanto não encontramos um Oásis desse por aqui, vamos seguir as recomendações dos dermatologistas e aprender a lavar o rosto de forma correta com a água da torneira mesmo rs rs (já é um bom começo):
1 - Lave o rosto com água morna;
2 - Use sabonete líquido específico para seu tipo de pele;
3 - Enxágue muito bem, retirando todo o sabonete;
4 - Seque o rosto com uma toalha macia (sem esfregar);
5 - Use tônico facial, aplicando - o com ajuda de um algodão;
6 - Hidrate sempre a pele do rosto usando cremes específico para seu tipo de pele e;
7 - Use sempre protetor solar.
Essas são as dicas de hoje. O que acharam? Comentem...
Fonte: Revista Alpha Magazine, Ano 16, Ed 172 e 173, Julho 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário