terça-feira, 28 de abril de 2015

Nutrição Capilar Caseira

   Olá lindas do meu coração!!! Bora falar de nutrição???

   A nutrição é um tratamento capilar que serve para repor os lipídios (a gordura) naturais dos cabelos. Pode ser feita 1 vez na semana se seu cabelo estiver muito danificado (eu faço a cada 15 dias) usando máscaras de tratamento a base de óleos e manteigas vegetais, por exemplo o óleo de argan, óleo de amêndoas, óleo de macadâmia,  óleo de ojon e manteigas como a de abacate, karité e muitas outras.
   Eu adoro tratamentos caseiros e quando meu cronograma capilar pede a etapa "nutrição" eu costumo usar o azeite de oliva extra virgem (que é riquíssimo em vitaminas) e sempre após a nutrição faço uma hidratação, isso faz com que a cutícula do fio capilar fique alinhada e protegida evitando a perda da umidade interna.
   Claro que existem várias receitas caseiras de nutrição, e vários produtos industrializados super acessíveis para esse tratamento, mas eu sou muito fã da umectação.
   A umectação é um processo baseado no uso de óleos e manteigas vegetais para nutrir e alimentar o cabelo (já ouviram falar em cremes Hair Food??? Pois é). Nosso couro cabeludo é o responsável pela produção da gordura natural do cabelo que contribui para a proteção do fio desde a raíz até as pontas, mas as vezes o couro cabeludo não consegue produzir gordura suficiente (pricipalmente os cabelos cacheados que são em sua maioria secos por natureza) e é aí que precisamos dar uma mãozinha...


   Para fazer a umectação é importante conhecer o tipo de cabelo que temos: seco, oleoso ou misto, pois o excesso de óleo pode sobrecarregar os fios e deixá - los pesados e com aspecto de sujo, então tenham cuidado ok! Ah, e use sempre óleos vegetais  100% puros, por exemplo o óleo de abacate, óleo de argan, óleo de coco, azeite de oliva extra virgem e por aí vai...
   Eu costumo fazer a umectação durante o dia, já fiz a noturna também e os resultados foram bem parecidos, então no meu caso tanto faz uma quanto a outra. Eu uso uma receita bem simples que peguei na internet e acreditem ou não, deu super no meu cabelo. Para fazer a umectação você vai precisar de:

- 100 ml de azeite extra virgem;
- 3 colheres (sopa) creme de nutrição ou hidratação.

COMO FAZER:

1 - Aqueça o azeite por 30 segundos no microondas, ou até que fique morno (atenção, não esquente demais, isso pode danificar o fio);
2 - Aplique no cabelo sujo e seco (começando pela nuca até chegar ao topo da cabeça) e vá enluvando bem mecha a mecha;
3 - Feito isto coloque touca plástica e deixe agir por no mínimo 2 horas;
4 - Passado esse tempo, lave muito bem o cabelo (se precisar lave mais de uma vez) para retirar todo o azeite;
5 - Com o cabelo limpo e úmido, aplique a máscara de nutrição ou hidratação enluve novamente mecha a mecha e deixe agir por 15 minutos;
6 - Enxágue, condicione e finalize à sua maneira.

   Resultado: cabelos nutridos, macios e brilhosos. Esta receitinha deixa meu cabelo uma maravilha.

   Gostaram? Comentem. Beijos até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário